(61) 4141-4060
(61) 99171-7679
C. Clínico Advance 1 | SGAS 915 lt 69/70,
salas 310/311 | Asa Sul, Brasília/DF, 70390-150

Novo ano, novos hábitos!

Dr. Gustavo Francklin

Este truque simples pode tornar sua resolução de Ano Novo mais provável de ser mantida

Quer substituir seu hábito de televisão por exercícios? “Quero começar a correr” poderia funcionar melhor do que “Quero parar de assistir tanto à TV”.

A maneira como expressamos nossa resolução de ano novo pode nos dar uma ligeira vantagem sobre se manteremos ou não o novo hábito, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira na revista de acesso aberto PLOS One.
Enquadrar sua resolução no positivo, pois algo que você está se comprometendo a fazer pode funcionar melhor do que enquadrar seu objetivo em abandonar um mau hábito ou evitar um alimento gorduroso específico.
Pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade Linköping, na Suécia, analisaram resoluções feitas por 1.066 pessoas. A equipe dividiu os participantes em três grupos – pessoas sem suporte, suporte limitado e suporte estendido – e verificou a cada mês ao longo do ano se os indivíduos estavam se mantendo fiéis às suas resoluções.

“O que nos surpreendeu foram os resultados sobre como expressar sua resolução”, disse o principal autor do estudo, Per Carlbring, professor de psicologia da Universidade de Estocolmo, em um comunicado à imprensa. “O apoio dado aos participantes não fez muita diferença quando se tratou de quão bem os participantes mantiveram suas resoluções ao longo do ano.”

Mudando seu comportamento

Depois de um ano, 59% daqueles que enquadraram sua resolução como uma meta de abordagem (“Vou correr mais”) mantiveram o hábito, enquanto apenas 47% dos evitadores (“Vou parar de chocolate,” por exemplo) tiveram sucesso.

“Em muitos casos, reformular sua resolução pode definitivamente funcionar”, disse Carlbring no comunicado. “Por exemplo, se o seu objetivo é parar de comer doces para perder peso, você provavelmente terá mais sucesso se disser: ‘Vou comer frutas várias vezes ao dia’.”

Cerca de 33% dos participantes escolheram resoluções relacionadas à saúde física, 20% focaram na perda de peso e 13% trabalharam na mudança de hábitos alimentares.