A pandemia de Covid-19 paralisou o mundo e escancarou o que a ciência já revela há décadas: sem saúde, nada funciona! Quem torce o nariz para hábitos minimamente saudáveis está se vendo ameaçado pelos efeitos devastadores do novo coronavírus e pensando mil vezes antes de negligenciar a própria vida. Uma das maiores preocupações é com relação ao sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo. Mas como mantê-lo saudável em tempos de isolamento físico, mental, social e ambiental?
Fique atento aos níveis de vitamina D
A endocrinologista Marise Lazaretti explica que a vitamina D é uma aliada essencial: “A vitamina D tem vários efeitos tanto na imunidade inata como na imunidade adaptativa, aquela que produz anticorpos. Ela é fundamental para o funcionamento correto de todo esse sistema de defesa”. Segundo a médica, estudos mostram que pessoas com baixos níveis de vitamina D são mais suscetíveis a infecções virais, especialmente as do aparelho respiratório.
No caso das mulheres, complementa o ginecologista Odair Albano, a carência de vitamina D pode aumentar os riscos de abortos naturais e potencializar situações negativas durante a gestação, como eclâmpsia e pré-eclâmpsia. Para as que já passaram dos 50 anos, o médico faz um alerta: “440 mulheres morrem diariamente no Brasil vítimas de doenças do coração e esse é um período de transição hormonal com diversas repercussões, inclusive cardiovasculares. É fundamental que a gente esteja atento aos níveis de vitamina D”. Para os mais preocupados com a balança, uma informação importante: vitamina D não engorda!
#gustavoendocrino#vitaminad#vitaminad3#saúde#endocrinologia#brasília