A glândula tireóide fica na frente do pescoço, logo acima da clavícula. Possui espaços preenchidos com um fluido onde o hormônio da tireóide é produzido com iodo. A glândula tireóide controla o metabolismo, produzindo hormônio da tireóide. Metabolismo é como o corpo usa energia.
Nódulos da tireóide
Nódulos da tireóide se desenvolvem quando o tecido da tireóide cresce em um pequeno nódulo. Alguns nódulos são sólidos e outros contêm líquido. Se um nódulo contém apenas líquido, é chamado de cisto. Nódulos da tireóide são diferentes de um bócio. Um bócio é quando toda a glândula tireóide fica aumentada. Bócios podem conter nódulos da tireóide.
Se você tem um nódulo na tireóide, é importante consultar um médico para um exame inicial. O primeiro passo é geralmente exames de sangue para avaliar a quantidade de hormônio da tireóide que está sendo produzida.
Nódulos da tireóide são extremamente comuns
À medida que envelhecemos, é mais provável que desenvolvamos nódulos da tireóide. Aos 50 anos, metade das pessoas tem nódulos da tireóide. Aos 90 anos, quase todo mundo tem pelo menos 1. Apenas um pequeno número se torna grande o suficiente para sentir. Usando um aparelho de ultrassom, os médicos podem encontrar nódulos tireoidianos muito pequenos que não podem ser sentidos em até 76% dos pacientes saudáveis.
Quente ou frio
Alguns nódulos da tireóide produzem hormônio extra da tireóide. Os médicos às vezes chamam esses nódulos “quentes”. Fazer muito hormônio da tireóide é chamado hipertireoidismo. Pessoas com hipertireoidismo podem sentir-se ansiosas, excessivamente quentes e trêmulas. Os pacientes geralmente perdem peso e se sentem cansados. Nódulos quentes têm um risco muito baixo de câncer.
A maioria dos nódulos da tireóide não produz hormônio extra da tireóide. Os médicos às vezes chamam esses nódulos tireoidianos “frios”. Os pacientes geralmente não percebem nódulos quando pequenos. Quando os nódulos são muito grandes, eles podem empurrar a traquéia ou o esôfago, causando pressão ou desconforto. Nódulos frios têm um pequeno risco de câncer de tireóide.
Teste para câncer de tireóide
A ultrassonografia do pescoço é o método de escolha para análise.