(61) 4141-4060
(61) 99171-7679
C. Clínico Advance 1 | SGAS 915 lt 69/70,
salas 310/311 | Asa Sul, Brasília/DF, 70390-150

Testosterona eficaz em impulsionar baixo desejo sexual em mulheres mais velhas?

Dr. Gustavo Francklin


– Meta-análise sugeriu perfil favorável para tratamento do transtorno do desejo sexual hipoativo

A testosterona foi bem tolerada e eficaz em melhorar a função sexual em mulheres na pós-menopausa, de acordo com uma meta-análise.

Em uma revisão de 36 estudos representando cerca de 8.500 mulheres, a terapia com testosterona melhorou significativamente a diferença média de vários aspectos da função sexual em mulheres na pós-menopausa em comparação com placebo ou outro comparador hormonal, como estrogênio com ou sem progestagênio. Relatando no Lancet Diabetes & Endocrinology , Susan Davis, MBBS, da Monash University na Austrália, e colegas também descobriram que a testosterona reduziu significativamente os sentimentos de preocupação sexual (diferença média 8,99, 95% CI 6,90-11,08) e sofrimento sexual (-0,27 , IC 95% -0,36 a -0,17) em comparação com placebo ou outra terapia hormonal.

Nossos resultados sugerem que é hora de desenvolver o tratamento com testosterona feito sob medida para mulheres na pós-menopausa, em vez de tratá-las com concentrações mais altas formuladas para homens”, explicou Davis em um comunicado. “Quase um terço das mulheres experimentam baixo desejo sexual na meia-idade, com sofrimento associado, mas nenhuma formulação ou produto de testosterona aprovado existe para eles em qualquer país e não há diretrizes acordadas internacionalmente para o uso de testosterona por mulheres.
Considerando os benefícios encontrados para a vida sexual das mulheres e o bem-estar pessoal, novas diretrizes e novas formulações são urgentemente necessárias “. #testosterona #gustavoendocrino #modulacaohormonal #desejo #desejosexualfeminino