O processo de hipertrofia muscular é de suma importância para a saúde, seja para o processo de emagrecimento, para evitar a sarcopenia ou para evitar a sobrecarga das articulações.
Por isso, o treino correto deve ser periodizado pelo menos 1 x mês. Particularmente, prefiro a troca do treino a cada 2 semanas, evitando assim que o corpo se adapte e continue respondendo ao estímulo. Variáveis como: força, cadência e volume devem ser trabalhadas, afim de lhe proporcionar a melhor resposta metabólica possível. A melhor série é aquela que leva seu músculo a fadiga, proporcionando micro lesões musculares, desencadeando o processo de hipertrofia muscular, por diversas vias, sendo a principal a da m-Tor.
Para ser ter uma ideia da importância deste processo, a musculação quando bem realizada é capaz de liberar um hormônio chamado irisina, que melhora a memória e estimula os osteoblastos, melhorando a qualidade óssea, evitando assim a osteoporose.
Vejam, não é só questão de estética, é questão de saúde! Por isso, treine com intensidade sempre, mesmo que seu objetivo não seja estético. Procure um profissional de educação física, para modificar e prescrever seu treino.
#gustavoendocrino #irisina #musculação #hipertrofiamuscular #saúde #hormônios