(61) 4141-4060
(61) 99171-7679
C. Clínico Advance 1 | SGAS 915 lt 69/70,
salas 310/311 | Asa Sul, Brasília/DF, 70390-150

Os sintomas da retinopatia diabética

Dr. Gustavo Francklin

A maioria dos americanos com mais de 40 anos não conhece os sinais de retinopatia diabética, revela uma nova pesquisa.

A condição afeta quase 8 milhões de americanos e espera-se que esse número dobre até 2050, mas a maioria dos adultos não conhece fatos sobre a retinopatia diabética que podem ajudar a salvar sua visão.

A pesquisa com 1.000 adultos norte-americanos pela Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS) descobriu que 47% não sabiam que a visão central embaçada pode ser um sintoma de retinopatia diabética e apenas 37% sabiam que ver manchas ou moscas volantes é um sintoma. A maioria das pessoas sabia que o diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional coloca os pacientes em risco de retinopatia diabética, mas outros fatores de risco não eram tão conhecidos.

Dos entrevistados, 64% não sabiam que o colesterol alto aumenta o risco de retinopatia diabética e 48% não sabiam que a hipertensão é um fator de risco.

“A retinopatia diabética é uma causa evitável de cegueira, portanto, a identificação e o tratamento precoces são essenciais”, disse o Dr. Carl Awh, presidente da ASRS.

“Todos os profissionais de saúde que cuidam de pacientes diabéticos devem enfatizar a importância de controlar os fatores de risco conhecidos e a necessidade de exames regulares de retina dilatada para identificar a retinopatia diabética em um estágio inicial”, disse Awh em um comunicado à imprensa.

“Muitos pacientes com retinopatia diabética com risco de visão têm excelente visão e nenhum sintoma, que é o momento ideal para um especialista em retina começar o tratamento. Pacientes diabéticos com perda de visão ou sintomas devem ser avaliados com mais urgência”, aconselhou.

Outros fatores de risco incluem:

– Tenho diabetes há muito tempo.

– Mau controle dos níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo.

–Pressão alta.

–Doença renal.

–Colesterol alto.

–Gravidez.

Os sintomas podem incluir:

– Visão turva ou distorcida.

– Dificuldade de leitura.

– Pontos em sua visão.

–Sombras em todo o campo de visão.

–Pressão ocular.

–Dificuldade com a percepção de cores.

Proteja sua visão ao:

– Controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial e o colesterol.