Como todos sabem, a obesidade é uma pandemia que assola o mundo inteiro. Diariamente recebo no meu consultório, pessoas que dizem não saber o porquê engordaram e não perdem peso. Uma constatação: a maioria é sedentária, faz apenas atividades aeróbicas ou vão para a academia 3 x semana mas não treinam de forma intensa. Lembrando que quando falo de intensidade, não estou me referindo apenas à carga.
Existem outras variáveis como volume e tensão, que podem intensificar seu treino. Aí a musculação entra como grande auxiliar para a perda de peso, melhora da saúde e da composição corporal. Vou resumir os benefícios:
✴️A musculação aumenta a liberação de hormônios como o GLP-1, PYY, PP e leptina, reduzindo o apetite.
✴️Aumenta a liberação do hormônio irisina, que aumenta a captação de glicose pelo músculo, reduzindo a resistência à insulina. Fundamental para perda de peso e controle da glicemia, principalmente nos diabéticos.
✴️Aumenta a massa muscular, aumentando assim a taxa de metabolismo basal, com maior gasto energético diário
✴️Promove maior gasto energético através da metabolização da gordura estocada, visto que o músculo vai utilizar a gordura depositada para reconstrução muscular( o corpo pode gastar até 500 kcal no dia seguinte à musculação para esse processo). Entender a fisiologia do organismo é fundamental para que o seu médico lhe mostre o melhor caminho, para que você atinja os resultados desejados.