Associação entre acne adulta e comportamentos alimentares
Conclusões do estudo de coorte prospectivo NutriNet-Santé
Pontos chave
Pergunta
O comportamento alimentar está associado à acne em adultos?
Resultados
Neste estudo transversal de 24452 participantes do estudo francês NutriNet-Santé, o consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite foi associado à acne atual em adultos.
Essa associação foi observada após o ajuste para variáveis sociodemográficas e fatores de confusão, incluindo ingestão diária de energia, número de registros alimentares concluídos e sintomas depressivos.
Significado
Essas descobertas sugerem que uma dieta ocidental (rica em produtos de origem animal e alimentos gordurosos e açucarados) está associada à presença de acne em adultos. Resumo
Importância
A acne é uma doença inflamatória multifatorial crônica.
A associação entre o consumo de laticínios e alimentos gordurosos e açucarados e a ocorrência e progressão da acne permanece incerta.
Objetivo
Avaliar a associação entre comportamento alimentar e acne atual em adultos.
Projeto, cenário e participantes
Um estudo transversal foi realizado como parte do estudo NutriNet-Santé, que é um estudo de coorte observacional em andamento, baseado na Web, lançado na França em maio de 2009. O presente estudo foi realizado em 14 de novembro , 2018 a 8 de julho de 2019. Um total de 24452 participantes completou um auto-questionário on-line para categorizar seu status de acne: nunca acne, acne passada ou acne atual. Associações entre comportamento alimentar (ingestão de alimentos, ingestão de nutrientes e padrão alimentar derivado de uma análise de componentes principais) e acne atual ou passada foram estudadas em modelos de regressão logística multinomial ajustados para possíveis variáveis de confusão (idade, sexo, atividade física, tabagismo, escolaridade, ingestão diária de energia, número de registros alimentares preenchidos e sintomas depressivos). Resultados
Os 24452 participantes (idade média [DP], 57 [14] anos; 18327 mulheres [75%]) completaram pelo menos três registros alimentares.