Do ponto de vista fisiológico, cada tentativa de emagrecimento vai gerar alterações no metabolismo favoráveis ou não ao ciclo do emagrecimento. E como isto ocorre? Quando diminuímos a ingestão de alimentos e fazemos exercícios físicos, criamos um ambiente favorável ao balanço energético negativo. Isto resulta em perda de peso corporal. Para isto, nosso corpo gasta ou queima mais energia, principalmente proveniente de gorduras. Isto é tudo que queremos, pois emagrecemos. Mas, à medida que deixamos de usar estas estratégias, nosso corpo aumenta os estoques de gordura e, desse modo, ganhamos novavemente peso corporal. Cada tentativa dessas favorece o que denominamos de economia metabólica , onde o corpo reage ao emagrecimento guardando mais energia, mesmo com a ingestão diminuída de alimentos nas próximas tentativas, ou seja, o corpo se torna um poupador de energia. Além disso, ocorrerá menor queima de gorduras, uma vez que o efeito iô-iô está também associado à redução da taxa metabólica corporal, proveniente de dietas restritivas.
Dicas para evitar o reganho de peso:
1- Não perca o hábito de beber água. 2- Não perca o hábito de ingerir frutas e verduras. 3- Não perca o hábito de registrar o que ingere. Essa é uma grande “pegadinha” do processo, pois quando atingimos o peso ideal, não queremos mais registrar o que consumimos para não ver os deslizes que podemos cometer. 4- Não perca o hábito de se pesar semanalmente. O peso, mesmo sendo subjetivo, é uma grande medida avaliativa. Se, por exemplo, notou que saiu um pouco da linha em uma semana e ganhou peso na outra, segure mais nos dias seguintes, isso é importante para manter o peso e é mais fácil.
Lembre-se! Se está treinando musculação, ingerindo alimentos saudáveis, as medidas reduzirem e o peso aumentar, pode ser musculatura, então use a composição corporal como medida avaliativa. 5- Não perca o hábito de mastigar lentamente. 6- Não perca o hábito de levar lanches saudáveis com você. 7- Não perca o hábito de se planejar com antecedência e de forma consciente. Não deixe de fazer as refeições que está acostumado para não sobrecarregar as refeições seguintes. 8- Evite dietas malucas.