Quatro segundos de intervalos intensos, repetidos até atingirem um minuto de esforço total, levaram a melhorias rápidas na força e na forma física em adultos de meia-idade e idosos.
No que é provavelmente a palavra definitiva sobre quão pouco exercício podemos fazer, um novo estudo descobriu que meros quatro segundos de intervalos intensos, repetidos até atingirem cerca de um minuto de esforço total, levam a melhorias rápidas e significativas na força, aptidão e desempenho físico geral entre adultos de meia-idade e idosos.
O estudo se baseou em um tipo de bicicleta ergométrica especializada que não está amplamente disponível, mas, mesmo assim, os resultados sugerem que exercícios extenuantes, mas super-abreviados, podem produzir benefícios extraordinários para nossa saúde e bem-estar, uma mensagem oportuna enquanto planejamos nossas Resoluções de exercícios de Ano Novo.
Já escrevi muitas vezes sobre os benefícios potenciais de um treinamento intervalado de alta intensidade breve, ou H.I.I.T., uma abordagem de exercício que consiste em jorros rápidos de esforço físico drenante, seguidos de descanso, com a sequência repetida várias vezes. Em estudos, curtos treinos H.I.I.T. normalmente produzem ganhos de saúde iguais ou mais pronunciados do que os treinos mais longos e suaves.
Mas a duração ideal dos intervalos nesses treinos não foi definida.
Pesquisadores que estudam H.I.I.T. concordam que o intervalo de intervalo ideal deve estressar nossos músculos e outros sistemas corporais o suficiente para impulsionar mudanças fisiológicas potentes, mas não tanto a ponto de gemermos, desistirmos e recusarmos tentar aquele exercício novamente.
Na prática, esses objetivos duelosos levaram os cientistas H.I.I.T. a estudarem intervalos que variam de prolongados quatro minutos a uma rapidinha de 20 segundos.
#gustavoendocrino #hiit #exerciciofisico #endocrinologistaesportivo