O que é testosterona?
A testosterona é um hormônio produzido principalmente pelos testículos e é o principal hormônio sexual nos homens. Mantém o equilíbrio ao longo da vida das alterações associadas à puberdade masculina, incluindo aumento da densidade óssea, massa muscular, crescimento capilar e libido.
Eu poderia ter baixo nível de testosterona?
Uma pequena porcentagem de homens não produz testosterona suficiente. Isso pode ser causado por problemas nos testículos ou na parte do cérebro que controla a produção de testosterona. Muitas condições comuns podem levar a baixos níveis de testosterona, como obesidade, diabetes, apneia do sono, uso de opióides e depressão. Nesses casos, o tratamento deve se concentrar no problema subjacente. Os níveis de testosterona também diminuem naturalmente com o envelhecimento e flutuam ao longo do dia. Os sintomas da baixa testosterona não são específicos, mas incluem disfunção sexual, humor deprimido e baixa energia e massa muscular. Muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes.
Como é diagnosticada a baixa testosterona?
A avaliação deve começar com uma visita ao seu médico de cuidados primários. Para diagnosticar baixa testosterona, as amostras de sangue devem ser colhidas e testadas por um laboratório certificado em 2 dias diferentes. As amostras devem ser coletadas logo de manhã enquanto você estiver em jejum para obter uma medida precisa.
Os exames de sangue e de saliva em casa não são recomendados porque não são precisos.
A baixa testosterona precisa de tratamento?
O tratamento deve ser realizado apenas com a orientação de um profissional médico e após um diagnóstico comprovado. Quando a baixa testosterona é causada por problemas médicos que afetam diretamente os testículos, o tratamento traz benefícios significativos à saúde; quando é causada pelo envelhecimento, os benefícios do tratamento são menos claros.
Certos homens não devem tomar testosterona sem consideração especial .Exames regulares e monitoramento laboratorial são necessários para um tratamento seguro com testosterona. O tratamento deve ser interrompido se você não apresentar melhora nos sintomas.