O que é doença hepática gordurosa não alcoólica?
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma condição em que a gordura se acumula no fígado, levando à inflamação e lesão hepática. Muitas vezes referida como fígado gorduroso, a DHGNA é comum e afeta cerca de 25% das pessoas no mundo. Não é causada por álcool, medicamentos ou infecções.
Quais são os fatores de risco para a DHGNA?
A obesidade é o fator de risco mais comum para a DHGNA. Algumas pessoas desenvolvem a DHGNA mesmo que não tenham nenhum fator de risco.
Como é o diagnóstico de DHGNA?
A doença hepática gordurosa não alcoólica é geralmente descoberta incidentalmente quando os testes para a função hepática são concluídos para condições não relacionadas. Testes adicionais podem ser recomendados para confirmar a DHGNA e descartar outras causas de doença hepática. A doença hepática gordurosa não alcoólica pode evoluir para cirrose , que é uma cicatriz do fígado. Os sintomas podem incluir concentração reduzida, esquecimento, sonolência e confusão.
Existem tratamentos efetivos para a DHGNA?
A doença hepática gordurosa não alcoólica é uma condição tratável e potencialmente reversível. O tratamento se concentra na perda de peso e na manutenção de um peso saudável. As mudanças no estilo de vida, como a escolha de alimentos saudáveis, exercícios e perda de peso, são o tratamento mais eficaz para a DHGNA.
Para indivíduos com excesso de peso, a perda de 10% do peso corporal tem demonstrado reduzir a quantidade de gordura no fígado e reduzir a inflamação.
Uma dieta hipocalórica e com baixo teor de gordura, como a dieta mediterrânea, pode reduzir potencialmente a quantidade de gordura no fígado.
Evitar alimentos e bebidas com alto teor de frutose, como refrigerantes artificialmente adoçados, sucos e doces, pode reduzir o risco de desenvolver DHGNA e reduzir a quantidade de gordura no fígado.
Indivíduos com DHGNA devem participar de mais de 150 minutos de exercícios por semana ou aumentar a quantidade de exercícios em mais de 60 minutos.