Um novo estudo interessante no Journal of the American Heart Association não está realmente recebendo a atenção que merece. Faz perguntas simples. Qual é o efeito de cortar bebidas adoçadas com açúcar? Primeiro, ele reduz os fatores de risco para doenças cardíacas? Em segundo lugar, isso traz perda de peso? Finalmente, isso leva as pessoas a preferirem menos doçura?
Os resultados são mistos.
Duas das três descobertas nulas
Cara Ebbeling, David Ludwig e colegas elaboraram um excelente estudo randomizado. Mas eles não obtiveram o resultado que desejavam. O corte de bebidas adoçadas com açúcar não teve efeito sobre os fatores de risco cardiometabólico. Nenhum. Isso levou a alguma perda de peso em subgrupos, mas não em geral.
No final, o resultado mais claro foi que as pessoas que mudaram para bebidas sem açúcar desenvolveram um gosto por menos doçura.
Um RCT de 12 meses
Este é um bom estudo. Os pesquisadores designaram aleatoriamente um total de 203 adultos a um de três grupos diferentes. Em todos os grupos, as pessoas recebiam suprimentos de bebidas, entregues em casa, em substituição às bebidas açucaradas que normalmente consumiam. O grupo de controle recebeu mais do mesmo – bebidas adoçadas com açúcar. Outro grupo recebeu bebidas adoçadas artificialmente. O terceiro grupo recebeu bebidas sem açúcar.
O estudo durou 12 meses. Os pesquisadores mediram os níveis sanguíneos de colesterol, triglicerídeos e lipídios no início e no final do estudo. Nada disso mudou entre os grupos.
Não tem muito efeito no peso corporal
Eles também mediram o peso corporal. Este não era um estudo de perda de peso, então os participantes não estavam tentando perder peso. E, de fato, os pesos médios foram maiores em todos os três grupos no final do estudo. O ganho de peso foi significativo apenas no grupo de bebidas adoçadas com açúcar. Mas as diferenças entre os grupos não foram significativas no geral.
Somente quando eles examinaram indivíduos com muita gordura abdominal, esses pesquisadores puderam encontrar diferenças nas mudanças de peso entre os grupos. Isso é o que você chama de análise exploratória.