(61) 4141-4060
(61) 99171-7679
C. Clínico Advance 1 | SGAS 915 lt 69/70,
salas 310/311 | Asa Sul, Brasília/DF, 70390-150

6 dicas para acelerar o seu metabolismo

Dr. Gustavo Francklin

Inicialmente vamos entender o que é o metabolismo. O metabolismo é o
conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia.

A taxa de metabolismo basal é o total de calorias (kcal) que o organismo gasta por dia, para realizar suas funções vitais, em repouso. Calculada por diversos métodos, sendo o mais importante a densitometria de corpo inteiro ( DEXA).

Quer melhorar seu metabolismo e “queimar” aquelas gorduras indesejadas? Segue as dicas:

1️⃣ Pratique atividades de resistência muscular, como a musculação ou o Crossfit. O músculo é o principal órgão gastador de energia em nosso corpo. Assim, quanto maior sua massa muscular, maior seu gasto energético diário. Ademais, após um exercício de musculação bem feito, seu músculo irá gastar energia nas próximas 24 -48 horas para se regenerar.

2️⃣ Pratique exercícios aeróbicos – além do gasto de energia imediato, você irá melhorar a oxidação mitocondrial de suas células. Mas este exercício tem que ser intenso, afim de atingir a zona de frequência cardíaca de queima de gordura.

3️⃣ Durma bem e no horário correto. Um sono de 7-8 horas por noite é fundamental para o repouso do organismo. Uma noite mal dormida faz com que seu corpo ative o centro da fome, através de hormônios como a grelina, abrindo seu apetite e levando ao ganho de peso geralmente. Além disso, o cortisol , hormônio catabólico que “quebra” as gorduras funciona principalmente durante a madrugada, necessitando do repouso para ser liberado em condições fisiológicas.

4️⃣Evite consumo de carboidratos com alto índice glicêmico. Estes causam grande elevação de insulina no sangue , aumentando os adipócitos, levando ao ganho de peso. O tecido adiposo produz alguns hormônios que inibem seu metabolismo, com queda da testosterona por exemplo, além da produção de fatores inflamatórios, como interleucinas, citoquininas e TNF-&.

5️⃣ Beba bastante água. A água é fundamental para todas as reações metabólicas do seu organismo. Sem ela, seu corpo literalmente interrompe seu metabolismo

6️⃣ Evite carboidratos após as 21 horas, principalmente de alto índice glicêmico. Os carboidratos levam ao pico de insulina, reduzindo a síntese de cortisol pelo organismo, diminuindo a degradação das gorduras, visto que a insulina é um hormônio anabólico, enquanto o cortisol é catabólico. Lógico que essa secreção hormonal pode ser utilizada a seu favor durante o dia, com um treino e dietas adequados.

#metabolismoacelerado#gustavoendocrino#metabolismo#saúde#brasília#endocrinologistaesportivo#endocrinologista#esportes#nutrologiaesportiva